"PSSOR! POSSO FICAR MAIS DE UMA HORA NA ACADEMIA. ISSO VAI AJUDAR NÉ?"
- Felipe Kutianski
- 25 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Vamos lá Meu Querido Amigo Ocioso de Vida Ganha,
A única "vantagem" em você ficar mais de uma hora na academia é para acompanhar todos os capítulos das novelas da Globo.
Segundo Silva Filho (2013), o treino de força periodizado (planejado de uma forma lógica), com uma média de 3 a 5 vezes por semana, variando entre 08 a 15 exercícios, com 3 séries de 8 a 15 repetições dentro dos níveis de entre 60 até 80% de um 1RM, em aproximadamente 45min/dia num período de no mínimo 08 semanas até 12 meses, pode acarretar em melhorias mensuráveis para um emagrecimento saudável e seguro, proporcionando uma diminuição da porcentagem de gordura corporal que pode variar entre 3,40%, podendo chegar até 19,08%, e ao mesmo tempo, pode manter, ou até elevar a massa magra em até 2.68%. Ufa! Cansei.
Depois de ler este estudo meu amiguinho, eu pararia de assistir "Vale a Pena ver de Novo", e treinaria!
Seguindo essa mesma linha de permanencia curta e intensa nas academias, Silva (2004) concluiu que 5 sessões por semana, por apenas 40 minutos de esteira com 90% de FCmáx, os resultados apresentam uma significante redução de gordura corporal (3,73%). O autor justifica esse achado pelo possível fato do treinamento intermitente de alta intensidade produzir um período prolongado do EPOC pós-exercício.
"AHHH PSSOR! NÃO TENHO 40 MINUTOS PARA TREINAR, E AGORA?".
O corpo é seu, e você pode expor ele onde quiser... Mas não me procure em Dezembro implorando para entrar na roupa nova de natal, pois a única que servirá será a do Papai Noel.
Foureaux, Pinto e Dâmaso (2006), analizaram 15 mulheres e os efeitos agudos da musculação durante 27 minutos ( mais rápido que assistir malhação). Eles mensuraram um gasto energético de até 01h30min após os exercícios, e com isso, criaram uma afirmativa que o treinamento resistido pode provocar um gasto energético muito alto no EPOC.
Não Inventei:
SILVA FILHO, J. N.TREINAMENTO DE FORÇA E SEUS BENEFÍCIOS VOLTADOSPARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.7, n.40, p.329-338. Jul/Ago. 2013.
Silva, M.S. Efeitos do treinamento intervalado na redução da gordura corporal em mulheres adultas. Revista Digital.Buenos Aires, ano 10, Num. 70. Março, 2004.
Foureaux, G.; Pinto, K. M. C.; Dâmaso, A. Efeito do consumo excessivo de oxigênio após exercício e da taxa metabólica de repouso no gasto energético. Rev Bras Med Esporte. Vol. 12, Núm. 6. 2006. p. 393-398.
Comments