top of page
Buscar

"Pssor! Como respiro no treino?"

  • Foto do escritor: Felipe Kutianski
    Felipe Kutianski
  • 2 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura


A coisa mais importante que você precisa entender Criatura Pneumática é: R-E-S-P-I-R-E.


Muitas pessoas tem um conhecimento superficial ou errôneo sobre a respiração, principalmente quando relacionado aos treinamentos com intensidades mais elevadas.


Gentil (2014) faz uma observação ao nos prepararmos para um esforço intenso, onde instintivamente inspiramos e prendemos a respiração, isto é o início da manobra de Valsalva (é uma exalação forçada contra a glote fechada), ocorrendo como um reflexo inconsciente de nosso corpo diante da superação de sobrecargas altas. Essa técnica é facilmente observada nos treinos resistidos de alta sobrecarga como; Levantamentos Olímpicos, Crossfit, Musculação e até mesmo em determinados rotinas da Calistenia.


Haje (1992) complementa de forma mais clara que a manobra de Valsava trata-se de uma exalação (emitir ou lançar para fora) forçada do ar contra os lábios vedados e nariz obstruído. Esta manobra tende a aumentar significativamente a pressão intratorácica, diminuir o retorno venoso ao coração e aumentar a pressão arterial.


Essa técnica pode ser mais facilmente compreendida quando alguns "efeitos colaterais" são apresentados, como aquela velha conhecida "tonturinha" ou "apagões" no final de alguns levantamentos.


Mesmo assim, Weineck (2000) defende sua utilização em casos de levantamentos intensos, pois seu auxílio na estabilização do tronco e no aumento dos níveis de força já são bem comprovados.


"OK OK PSSOR! MAS QUEM NÃO LEVANTA TANTO PESO NA ACADEMIA?"


Orrra Criatura Precocemente Concebida! Deixa eu manter meu raciocínio para chegar nesse ponto (Don't Kill My Vibe).


Para resumir, devemos pensar em duas coisas: Treino Intenso e Treino Moderado.


Quando nos referimos aos treinos intensos, a manobra de Valsalva é vista com bons olhos por alguns pesquisadores em casos de levantamentos intensos. Porém, tratando-se dos treinos moderados, existem alguns estudos que debatem sobre em que fase do movimento é mais adequado para cada fase da respiração.


Pensando nisso, Fleck & Kraemer (2017) concluíram que independente de qual fase do movimento e da respiração, as alterações serão mínimas na pressão arterial e na frequência cardíaca. Ou seja meu pimpolho, independente se você inspira ou expira ao levantar sua carga, o mais importante AINDA... é SÓ respirar.


PS: antes de sair por aí segurando ar igual um compressor, procure uma boa orientação profissional.




Não inventei:


Gentil, Paulo. Bases Cientificas Do Treinamento de Hipertrofia. Createspace; Edição: 5, 2014.


Haje SA. Preliminary results of orthotic treatment of pectus deformities in children and adolescents. J Pediatr Orthop. 1992 Nov-Dec;12(6):795-800.


WEINECK, J. Biologia do Esporte. Rio de Janeiro, Editora Manole, 2000.

William J. Kraemer, Steven J. Fleck. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 4 ed. Artmed, 2017.



 
 
 

Kommentarer


© 2015 por KUTIANSKI. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page