"Pssor! A meditação é boa mesmo ou é coisa da modinha?"
- Felipe Kutianski
- 29 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Então meu amiguinho que adora ser do contra. Se for "modinha", é uma modinha antiga pra cace%$. A meditação vai muito além de boas fotos no instagram ou de ficar sentado em silêncio no parque esquentando o rosto no sol igual a uma iguana.
Na visão de Goleman (1999), a meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. Já Danucalov e Simões (2006) descrevem a meditação como um procedimento que se utiliza de alguma técnica específica (pranayamas, asanas, etc), envolvendo estado alternado de consciência com relaxamento muscular em algum ponto do processo e relaxamento da lógica; é um estado necessariamente auto-induzido, utilizando um artifício de auto focalização e valorizando a autopercepção não sensorial.
Em resumo, a meditação é algo super simples e complexo ao mesmo tempo. Através de treinos específicos, você desenvolve uma conexão com todo seu ambiente, recebendo e transmitindo bioenergia.
"AHH PSSOR! ISSO É MUITO MÍSTICO E POUCO CIENTIFICO!".
Ahhhhh Bicho chatooooo...
Moraes & Belga (2007) desenvolveram uma estratégia para observar as mudanças comportamentais de "alunos problemas", utilizando a prática da yôga como ferramenta, entre elas a meditação. Eles realizaram um trabalho de vivência corporal durante 3 meses nas aulas de educação física, usando apenas yôga como atividade. Através destas práticas motoras e mentais, que estão intimamente ligadas ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico, foi criada uma nova estratégia pedagógica, onde desenvolve-se a concentração, a calma, a valorização da auto-estima e do meio que os cerca, por meio das práticas respiratórias e meditativas.
Seguindo essa mesma linha de pesquisa escolar, Aquino (1996) buscou combater a agressividade, ansiedade e demais aspectos relacionados que influenciam diretamente na indisciplina dos alunos, e que tanto interferem na aprendizagem da educação atual e na formação integral e harmoniosa do ser humano.
Um aluno ansioso enfrenta os acontecimentos normais da vida escolar como se eles fossem crises. Cada pequeno acontecimento aumenta a sua tensão que, por sua vez, transforma o acontecimento normal seguinte em uma ameaça. Pela criação desse "ciclo de ameaça", Goleman (1999) defende a utilização da yôga no ambiente escolar, pois, entre tantos benefícios, ela promove a diminuição da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco, ajudando o corpo na recuperação de situações de estresse.
Por fim, Criatura Ferrenha aos antigos conhecimentos...
Meditar está bem longe de ser uma "modinha de instagram". O hábito de meditar diariamente pode te ajudar a se desligar do estresse e trazer mais calma e energia positiva para você enfrentar melhor os desafios que vem pela frente.
"BLZ PSSOR! COMO SABEREI ENTÃO QUE ESTOU MEDITANDO?".
Então filhote preguiçoso... eu já escrevi sobre isso, mas como sou coração mole (e quero visualização do post) estou enviando o link abaixo:
Não inventei:
Goleman, Daniel A arte da meditação : um guia para a meditação Daniel Goleman ; tradução Domingos DeMasi. - Rio de Janeiro : Sextante, 1999.
DANUCALOV, M.A.D.; SIMÕES, R.S. Neurofisiologia da Neurofisiologia da Meditação Neurofisiologia da Meditação. São Paulo: Phorte, 20 Meditação 06. 494p.
Aquino, J.G. Indisciplina na escola Indisciplina na escola Indisciplina na escola: Alternativas Teóricas e Práticas. 11ª ed., São Paulo: Summus, 1996.148p.
留言