"PSSOR! ESSE NEGÓCIO DE FICAR PULANDO VAI ME AJUDAR MESMO?".
- Felipe Kutianski
- 28 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Olá Meu Querido Amiguinho Descoordenado que tem medo de pular,
Claro que ficar pulando e rodando aleatoriamente igual um doido de Rave no meio da praça não vai te ajudar em nada... Talvez para aparecer em vários Snapchats e ficar alguns minutos conhecido como: "O Canguru Chapado da Praça".
Segundo Rossi (2006), a pliometria é uma linha de treinamento que procura uma máxima utilização excêntrica-concêntrica dos grupamentos musculares em movimentos rápidos e explosivos, provocando sua potencialização mecânica, elástica e reflexa.
O termo Pliometria foi aplicada pela primeira vem em 1975 pelo treinador norte-americano Fred Wilt. Porém, não foram os norte-americanos que organizaram os treinos pliométricos, mas sim os soviéticos. Foi Yuri Verkhoshanski na mesma década que começou a periodizar o treinamentos e analisar suas mudanças fisiológicas nos atletas de sua nação.
"OK PSSOR! MAS FICAR PULANDO IGUAL UM PIKACHU DROGADO VAI ME AJUDAR EM ALGO?''.
Óbvio que vai te ajudar SIM seu teimoso, confie no papai aqui.
Os resultados de Moraes e Pellegrinoti (2006) concluíram que os treinamentos pliométricos em jogadores de basquete podem apresentar aumentos de força, velocidade e potência nos atletas, e conseqüentemente melhorar seu desempenho em jogo.
Seguindo essa mesma linha de pensamento, Laurentino (2003) defende que os programas de preparação física de modalidades esportivas ou recreativas que requerem velocidade e força explosiva, apresentam ótimos resultados com treinos de pliometria na melhora de potência física e conseqüentemente o rendimento.
Enfim, meu pobre gafanhoto desajeitado... Aqueles saltos e movimentos rápidos que seu professor pede para você fazer não são coisas sem fundamento algum, pois são totalmente baseadas em uma linha específica de treinamento (assim espero que ele esteja pensando, ou ferrou Pikachu).
Não Inventei:
ROSSI, L. P. The application of plyometrics exercises in athletes rehabilitation. Revista Salus-Guarapuava-PR. jan./jun. 2007; 1(1): 77-85.
Moraes e Pellegrinoti. Evolução da potência dos membros inferiores durante um ciclo de treinamento de pliometria no basquetebol masculino. Educación física y deportes, ISSN-e 1514-3465, Nº. 94, 2006.
LAURENTINO, G. Alterações nos valores de consumo de oxigênio (VO2máx) na aplicação de dois programas de exercício com pesos em indivíduos do sexo masculino. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 2, n 03, 272-281, 2003.
Comments