top of page
Buscar

"PSSOR! É MELHOR FAZER MUSCULAÇÃO, FUNCIONAL, CALISTENIA OU CROSSFIT?"

  • Foto do escritor: Felipe Kutianski
    Felipe Kutianski
  • 20 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Depende de vários fatores meus amiguinhos sedentários recheados de desculpas, o primeiro é: "o que você quer?".

Dica do Fefo Nº1 - Saber o que realmente você quer, ajudará muito seu professor. Não fale "Quero só fazer algo para não ficar parado", "Treino só para esquecer o trabalho", "Só quero dar uma melhoradinha na Qualidade de vida", blá blá blá, etc. Seja sincero, isso irá lhe economizar semanas de treinamento.

Vou ser mais gentil para tentar explicar esse tema (lembrem: tentar).

Cada modalidade tem sua característica própria de estímulos, biomecânica, vetores, grupos musculares, vias energéticas, etc. Por isso é de fundamental importância saber qual seu real objetivo antes de sair gastando dinheiro e tempo.

CROSSFIT

Segundo Glassman (2012; 2012), o treinamento de Crossfit tem como característica principal, a melhora de determinadas capacidades físicas, como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade e equilíbrio.

MUSCULAÇÃO

Segundo Nieman (1999), a musculação deve ser definida como um método para proporcionar maiores aumentos nas estruturas musculares, ligamentares, tendinosas, articulares e ósseas, seja por estímulos na evolução da força máxima, ou na hipertrofia muscular que, associada aos outros meios de treinamento como aeróbio, flexibilidade, visa benefícios ligados à saúde total.

FUNCIONAL

Segundo Bompa (1999), o treinamento funcional deve ser projetado para simular ao máximo as atividades da vida cotidiana.

Os exercícios funcionais são de longe os que mais sofrem com os "invencionistas" de plantão. O grande papel do treino funcional é tornar seu dia-a-dia mais fácil, prático e adivinhe? F-U-N-C-I-O-N-A-L.

Para que serve mandar uma senhora de 60 anos de idade fazer agachamento com Kettlebell em cima do buzu? Deixe isso para o Cirque du Soleil meus amigos.

CALISTENIA

Segundo Bregolato (2006), a calistenia pode ser definida como um conjunto de exercícios físico no qual engloba inúmeros grupos musculares ao mesmo tempo, prevalecendo conceitos de agilidade, força física e a flexibilidade.

"AHHH PSSOR! ENTÃO POSSO FAZER TODAS ESTAS MODALIDADES?".

Claro que pode galera, principalmente se forem participar da nova temporada de "À Prova de Tudo" com Bear Grylls.

Como comentado lá no inicio do texto, saber seu objetivo (o que realmente deseja!) já é meio caminho andado para saber quais modalidades poderão lhe auxiliar.

Algumas modalidades estão sendo sim agrupadas, para tentar melhorar determinadas qualidade físicas, ou simplesmente por gosto particular do aluno. Um exemplo que vem ganhando destaque é o yôga e calistenia, onde asanas são acrescentados nas periodizações da calistenia de forma dinâmina ou estática.

Quando falamos em treinamento físico, existe uma frase muito importante: "Muito NÃO é bom!". Entupir sua semana com vários tipos de treinamento nem sempre é bom (Isso vária muito de pessoa para pessoa... explico em outro post), pois podem apresentar alguns problemas, como: lesões, imunossupressão, etc.

PS: Sempreeeeeeee procure uma orientação profissional!

Não Inventei:

Glassman, G. "Nutrition Lecture Part 2: Optimizing Performance". Crossfit Inc. Retrieved August 12, 2012.

Glassman, G. "Understanding CrossFit". The CrossFit Journal. RetrievedFebruary 18, 2012.

NIEMAN, D. C. Exercício e saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole, 1999.

Bompa TO. Periodization training for sport; Champaign: Human Kinetics; 1999.

Bregolato, R. A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo, Ícone, 2006.

 
 
 

Comentários


© 2015 por KUTIANSKI. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page