top of page
Buscar

#1 - Trip Caiçara - (Guaratuba/PR)

  • Foto do escritor: Felipe Kutianski
    Felipe Kutianski
  • 27 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

E aí Amiguinho Turista Pessimista, continua odiando o litoral do Paraná?

Ouço reclamações o ano inteiro sobre Guaratuba e Matinhos, mas chega o final de ano e onde essas pessoas querem pular as sete ondas? Sim, litoral do Paraná.

Claro que nosso litoral não está perfeito como deveria, mas política não é o objetivo do blog, mas sim mostrar o que de incrível existe em Guaratuba, sem gastar um real (ou quase).

O litoral do Paraná é um dos poucos com sua reserva de mata atlântica totalmente intocada. Sim, poucos sabem disso.

Vamos para Trip!

Opções de trilhas para Trekking é o que não falta em 1.325,883 km² de área do município de Guaratuba. Essa que fiz hoje é super leve e fácil de fazer (nem por isso deixa de apresentar lugares lindos), em apenas 2 horas os 10km pode ser feitos seguramente. Ideal para quem quer obserar um novo ângulo da cidade e voltar para almoçar em casa.

O inicio foi de barco pela praia das Caieiras (a melhor na minha opinião, e ideal para SUP), e já entramos na baía por 2km até os flutuantes de pesca esportiva da Ilha da Pescaria (cuidado com os cachorros se forem desembarcar e levem muito repelente, principalmente nesta época do ano). Estes flutuantes são muito procurados para quem busca pesca esportiva, especialmente do Robalo. O valor médio do um transporte até as ilhas de Guaratuba ou nestes flutuantes é de R$20 reais (ida e volta).

A melhor parte da Trip acontece entre as pedras que fazem a ligação da Prainha e a Praia Mansa de Caiobá. Elas fazem parte do Parque Nacional de Saint-Hilaire Lange - Serra da Prata (foi primeiro Parque Nacional Brasileiro criado por iniciativa do Congresso Nacional... Chique Hein).
Neste ponto é importantíssimo saber duas coisas: saber nadar e dominar um bom equilíbrio sobre pedras lisas e cheias de marisco. Os primeiros metros é bem fácil e seguro fazer até de havaianas, depois é por sua sorte em risco (estava sol e maré baixa, tive sorte). Este percurso tem quase 2km, e te apresentará coisas incríveis, como duas praia isoladas (acesso pelas pedras ou com barco - até uns 15 metros da areia, depois é só nadando. Muitas pedras submersas) e muita vida marinha preservada (várias tartarugas... Iradoooo).
Outro ponto positivo dessa trilha, são as casas (casa foi modo de falar, são umas P*** mansões) que fazem parto do histórico momento de ouro do litoral do Paraná (Já tivemos o segundo metro quadrado mais caro do Brasil).
A trilha termina no quebra-mar de Caiobá (um conjunto de pedras que... ahhh, vocês entenderão quando virem aquilo).
Para retornar ao porto de passagem é bem simples:
[if !supportLists]1) Arruma o chinelo, respira e volta pelas pedras;
[if !supportLists]2) Sobe o morro pelo Largo da Figueira e acessa a PR-412;
[if !supportLists]3) Vai até a praia Mansa e pede carona para Guaratuba (acredite, é fácil conseguir depois que explicar como você chegou).
O retorno é de 3,5 km pela parte baixo do Morro do Cabaraquara, ou seja, sussi!
Espero que aproveitem esse post para conhecer uma Guaratuba diferente.
PS: Tentei ser o mais detalhista possível, mas se não fui... O blog é meu, escrevo como quero! rsrsrsr.


 
 
 

Comments


© 2015 por KUTIANSKI. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page