top of page
Buscar

"PSSOR! COMO SEI QUE ESTOU MEDITANDO?".

  • Foto do escritor: Felipe Kutianski
    Felipe Kutianski
  • 24 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

Boa pergunta Criatura Zen,

Demorei muito tempo para conseguir meditar. Passei muitas horas sentado de olhos fechados e "viajando na Maionese", até conseguir meditar.

PS: Claro que tive muita ajuda da minha professora.

Vamos as "Dicas do Fefo" para você tentar meditar, e não ficar ali sentado cozinhando no sol igual um lagarto desamparado.

PREPARATIVOS:

1º DICA - TENHA UM OBJETIVO CLARO PARA ALCANÇAR COM SUA MEDITAÇÃO.

Tente começam sua meditação criando uma ''lista'' de motivos, como: desejar o bem as pessoas, ajudar em suas metas,simplesmente estabelecer uma conexão espiritual. O ponto central da meditação é o relaxamento e a interrupção das distrações diárias aplicadas a mente.

2º DICA - ESCOLHA UM LOCAL PROPÍCIO A MEDITAÇÃO.

Elimine qualquer sensação que possa distraí-lo no ambiente escolhido. Algumas pessoas gostam de utilizar alguns sons especícificos da natureza, outros de ouvir mantras ou simplesmente o silêncio. Algumas pessoas gostam de usar velas aromáticas ou incensos para dar um toque especial e aumentar a experiência da meditação. As luzes podem atrapalhar algumas pessoas, outras não se importam.

3º DICA - QUALQUER MOMENTO É IDEAL PARA MEDITAR.

Chega desse papo de arrumar um tempo na rua rotina, etc. Qualquer momento é um ótimo momento para meditar, tudo depende se você está disposto à parar, sentar e meditar por alguns minutos.

É bem difícil concentrar-se no início, sendo assim, medite quando estiver relaxado (Normalmente ao acordar ou antes de dormir). Tente remover todas suas distrações do dia antes de se sentar.

4º DICA - CONTROLE SEU TEMPO.

Coloque um alarme com um período que tenha disponível no momento para meditar (seja dez minutos ou mais de uma hora). O alarme do celular pode ser útil. Comece aos poucos, com sessões de 3 a 5 minutos, e tente ir aumentando até chegar a um período de 30 minutos ou mais.

MEDITANDO:

5º DICA - COLUNA ALINHADA.

Se você não consegue ficar sentado em Lótus (Padmāsana), não tem problema. Você pode ficar sentado em uma cadeira se quiser, pois o ponto mais importante é: matenha sua coluna alinhada.

6º DICA - NÃO SE PREOCUPE COM SUAS MÃOS.

Pode colocá-las no colo ou soltas ao lado do corpo. Escolha uma posição que te permita esvaziar a mente e concentrar na sua respiração. Os Mudrās (gestos simbólicos feito com as mãos), são para um post mais específico, ou seja, ainda não se preocupe com eles.

7º DICA - CONTROLE SEU QUEIXO.

Procure inclinar para frente sua cabeça quando estiver meditando, pois manterá sua coluna alinhada e facilitará sua respiração.

8º DICA - RELAXE SUA BOCA E SUA... CARA.

Tente inspirar e expirar pelo nariz durante a meditação. Não esqueça de relaxar toda musculatura do maxilar, mesmo com a boca fechada. Nada de pessionar a mandíbula ou ranger os dentes. Apenas relaxe.

9º DICA - SE CONCENTRE NA RESPIRAÇÃO.

Nada desse papo de "Não pensar em nada". Quando sua concentração esta voltado totalmente para respiração, você consegue organizar seus pensamentos sobre o mundo exterior, fazendo que desapareçam sozinhos sem que necessite tantar ignorá-los. Algumas pessoas gostam de manter a concentração na expansão e contração dos pulmões, enquanto outras preferem focar no modo como o ar passa pelo nariz.

10º Dica - QUANDO SE DISTRAIR... TRAGA SUA CONCENTRAÇÃO DE VOLTA.

Sempre que perceber seus pensamentos se infiltrando em sua mente, não se desespere! Tente voltar sutilmente seu foco para sensação da respiração no corpo e deixe os pensamentos esvanecerem novamente.

11º Dica - EXERCITE SEU OLHAR NO CHAKRA FRONTAL.

É agora que o bicho pega. O Ajna Chakra (Terceiro Olho), está localizado na testa, entre as sobrancelhas e é um dos grandes pontos da meditação. Se você já consegue focar sua visão no centro do Chakra apenas entonando o Mantra AUM (ॐ), ótimo! Muitos tem dificuldade em entender "essa coisa" de olhar com olhos fechados (ficou hilário isso), por isso existe uma técnica bem simples... A vela!

Passo 1 - Coloque uma vela de cor que você gosta (branco, dourado ou roxo como estas são as cores espirituais). Coloque a vela sobre uma mesa a um metro de distância de, um pouco abaixo do nível dos olhos. Olhe fixamente para a chama, e acalme sua mente e sua respiração.

Passo 2 - Feche seus olhos após alguns minutos de olhor fixo na chama. A imagem da chama irá aparecer em sua mente. Mantenha sua atenção fixa sobre esse ponto de luz. Não tente mudar, controlar ou mudar isso, basta observar.

Passo 3 - A luz pode se mover, mudar de cor ou até sumir. Quando ele desaparecer totalmente, abra os olhos e observe a vela novamente.

Passo 4 - Repita esse procedimento três vezes. A última vez, tente segurar a pós-imagem estável, sem vacilar. Esteja ciente de todas as cores ou imagens que aparecem em sua mente.

Pronto! Dicas super simples e didáticas pequeno Yogi Contemporâneo. Agora Medite Criatura.

Não Inventei:

Boyes, A. 5 Meditation Tips for Beginners.[www.psychologytoday.com]. Mar - 18, 2013.

Poveda, R. Everything you need tostart meditating. 2001.

Swami Nirmalananda Giri. The Breath of Life: The Practice of Breath Meditation. Chapter 1 of The Breath of Life. [http://breathmeditation.org]. 2015.

Ventura, S. C. O trabalho dos Médiuns. 1996.

Paramahansa Yogananda. Autobiografia de um Iogue. Philosophical Library. 1946.


 
 
 

Kommentare


© 2015 por KUTIANSKI. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page