top of page
Buscar

''PSSOR! VOU CORTAR TODO CARBO DA DIETA PARA SECAR NO VERÃO. TOP NÉ?''

  • Foto do escritor: Felipe Kutianski
    Felipe Kutianski
  • 28 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Top é você gastar R$500 em um WPG (Whey Protein Gringo) para substituir seu jantar, e depois reclamar do valor da consulta da nutricionista.

Como não sou nutricionista, não posso falar se é bom ou ruim. But... posso deixar apenas uma ''sementinha da discórdia''.

Essa dieta de blogueira que muitos seguem foi desenvolvida pelo Dr.Atkins em 1998, e tornou-se famosa depois de defender o emagrecimento através do consumo de alimentos com pouco carboidrato e muita proteína e gordura.

Segundo Gomes (2013), as estratégias de emagrecimento cientificamente estudadas podem se encaixar em quatro grupos: (1) manipulação de insulina, (2) déficit de calorias, (3) restrição de itens específicos e as (4) especulativas, como a dieta do tipo sanguíneo.

Sprada (2009) defende que uma dieta isenta ou com baixo teor de carboidratos pode acarretar a depleção de glicogênio muscular, acelerando o processo de fadiga e diminuindo o desempenho físico. Essa carência do carboidrato pode gerar um uso inadequado dos aminoácidos ingeridos, que neste caso serão utilizados na produção de energia.

Para finalizar o assunto para nosso amiguinho da "Dieta restrictiva de Carbo Verão 2016", vou apresentar o seguinte trabalho: "Calorie Shifting Diet Versus Calorie Restriction Diet: A Comparative Clinical Trial Study''.

Davoodi (2014) pesquisou 74 sujeitos por um périodo de 42 dias. Um grupo com restrição severa (800Kcal/Dia) e outro com variação calórica. Conslusão: ao final dos 42 dias, o grupo com variação calorica teve mais perda (-4Kg) em relação ao grupo restritivo (-2kg).

Não estou falando que este tipo restritivo de dieta não funciona, mas que devemos procurar profissionais da nutrição para nos orientar da melhor e mais eficiente forma.

Não inventei:

GOMES, M. De dieta em dieta. O que a ciência diz sobre as soluções milagrosas?. ComCiência no.145 Campinas feb. 2013.

FOSTER, G. D. A Randomized Trial of a Low-Carbohydrate Diet for Obesity. The New England Journal of Medicine, may 22, 2003.

DAVOODI, S.H. Calorie Shifting Diet Versus Calorie Restriction Diet: A Comparative Clinical Trial Study. Int J Prev Med. 2014 Apr; 5(4): 447–456.

SPRADA, G. M. Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes. Braz. J. Pharm. Sci. vol.45 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2009.


 
 
 

Comentários


© 2015 por KUTIANSKI. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page